segunda-feira, 23 de março de 2009

Interacionismo sociodiscursivo e as quatro leis de Grice

GÊNERO DE TEXTO: OFÍCIO

A – INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO.

O ofício é um gênero de texto e, portanto, observa-se o interacionismo sociodiscursivo, visto que permite trocas entre os membros de determinada esfera da atividade humana, tais como as comunicações via ofício existentes nos órgãos públicos. É uma tendência na atualidade conceder ao texto posição hegemônica entre as temáticas lingüísticas, o ofício por ser um texto, é por conseguinte, visto como meio de otimizar o interacionismo sociodiscursivo. De acordo com a abordagem acima descrita, um ofício organiza a língua como um discurso, viabilizando as interações entre emissor e receptor numa mensagem.
De fato, a formalização da mensagem através de um ofício, não só permite o sociodiscurso interacionista, como também admoesta para o fato de a língua ser uma manifestação da conduta humana, pois qualquer unidade lingüística transmite uma informação, desde o fonema ao texto. A utilização da língua na forma culta, dá ao oficio um caráter formal, possibilitando a concretização da mensagem em um código convencionado pelos membros de uma comunidade sociodiscursiva. As unidades menores que compõem o texto de um ofício, tais como o logotipo, endereço, etc têm importância e funções definidas, como exemplos destas unidades tem-se os elementos paralinguísticos e paratextuais, a frase, as unidades léxicas e os conectores.
A interação social existente no ofício realiza-se por meio de textos coesos e coerentes, não se concretiza, como vimos, através de palavras, ou frases. São os textos, portanto, que se agrupam conforme suas finalidades, suas características, e seguem os usos e costumes já concretizados na esfera social em que estão inseridos. Redigir um ofício é aprender a estruturar enunciados, ou seja, organizar orações e palavras isoladas, construindo cada um dos enunciados, constituindo a comunicação verbal escrita.
Todos os elementos componentes do ofício são imprescindíveis para o seu entendimento, assim a interação sociodiscursiva somente se efetiva quando estes elementos forem utilizados de forma apropriada e com finalidade prevista, para que o texto não tenha uma leitura demasiadamente cansativa. Por fim, o ofício permite que a comunicação entre os membros da comunidade sociodiscursiva se realize, o discurso seja entendido e sua mensagem encaminhada ao destinatário pela via mais adequada, pois somente assim este gênero de texto cumprirá seu objetivo social.

B – AS QUATRO LEIS DE GRICE.

Em um oficio há, de fato, uma interação verbal, pois existem normas a serem seguidas pelos interlocutores. O enunciado de um oficio estará de acordo com a primeira lei de Grice (lei da pertinência) quando o leitor concordar com a informação veiculada, ou seja, a partir do momento em que este encontrar-se à disposição do público ao qual se destina. Observa-se que o oficio sempre será pertinente, quando em seu texto haver um conteúdo adequado ou pertinente à situação, e tratar-se de um assunto já conhecido pelo receptor. É, portanto, adequado não somente o gênero ofício, mas também a forma como o texto foi elaborado, caso a comunicação se efetue entre entidades públicas. O ofício deve conter um texto, cujo conteúdo admoeste ao receptor para assuntos já conhecidos, em andamento, ou coerente com o contexto no qual esteja inserido.
Pela lei da sinceridade, nota-se que o ofício deve conter, em seu texto, a veiculação de atos de fala viáveis, cabíveis e sinceros, e sob um contexto adequado. Deve conter, também, ato sincero e possível de realização; seu texto permite que a comunicação se realize num nível de linguagem esperada, pelo meio adequado. A adequação à situação existente entre os membros da comunidade discursiva dá ao ofício um valor entre os meios de comunicação dos órgãos público, afinal o destinatário da mensagem espera que o enunciador transmita uma mensagem possível de ser realizada, e, sobretudo, respondida.
A finalidade do ofício é trocar informações veiculadas entre órgãos públicos, e neste caso, a terceira lei de Grice (lei da informatividade) prevê que jamais será objeto do ofício um discurso de faz-de-contas e fingido. O propósito comunicativo deste gênero de texto não é a transmissão duma mensagem lúdica, humorística, literária ou publicitária, mas sim informar. Ao receber um ofício, de imediato o destinatário, dentro do contexto da interação sociodiscursiva, questiona-se sobre o que há de novo, e, conseqüentemente tem-se o cumprimento da lei da informatividade, visto que o intuito é transmitir fatos não conhecidos pelo receptor, caso a mensagem contenha um texto de caráter informativo, como é o caso do gênero ofício. Tal lei é de suma importância e válida para o ofício, principalmente na tomada de decisões por parte da gestão pública, direcionando as ações e definindo prioridades, no que se diz respeito às políticas públicas, tais como educação, saúde, infra-estrutura, saneamento básico, etc.
Pela lei da exaustividade um ofício deve fornecer a informação máxima, sem rodeios e tampouco deve esconder uma informação importante. A mensagem do ofício será importante no sentido de permitir ao destinatário a distinção entre a boa formação da má-formação dos enunciados, estas últimas são supérfluas e devem ser evitadas. Os membros da comunidade sociodiscursiva num ofício requerem de um lado a transmissão duma mensagem concisa, objetiva e informativa, por parte do remetente, e de outro um destinatário com o intuito de receber uma mensagem, cujo conteúdo seja exaustivo ou não a depender da informação transmitida e sua finalidade. Assim, ao se redigir um ofício devemos se ater ao seu texto, no sentido de como transmitir sua mensagem, ou seja, deve responder às perguntas básicas para o qual foi redigido, desempenhando seu papel social. Vê-se, portanto, que mensagens de caráter supérfluos não não são objeto de uso na redação de ofícios, tendo em vista serem desnecessárias, não acrescentariam nada ao texto, apenas exaustividade; entretanto ofícios com mensagens cujo conteúdo oculte informações inerentes ao entendimento do discurso interacionista carecem de exaustividade, e acabam por tornar a comunicação via ofício deficiente, ou até mesmo, não concretizada.

Um comentário:

  1. O interacionismo sociodiscursivo é um conceito-chave para os estudos de gênero de texto, pois é com base nele que vemos o texto como parte de um agrupamento maior - os gêneros de texto -que existem nas relações sociais, funcionam em um contexto específico e entre membros de uma dada comunidade. Portanto, quando falamos em gênero de texto, falamos inevitavelmente do caráter social, discursivo e interacionista que ele engendra.

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